Análises Clínicas

A Vitabio disponibiliza um serviço avançado e completo na área de análises clínicas, em parceria com o Grupo Affidea, um dos maiores grupos de cuidados de saúde Europeu e onde a nossa clínica foi uma das empresas fundadoras em Portugal.

Todo o tipo de análises.

Resultados por E-Mail our SMS.

Gestão integrada da qualidade, segurança e saúde no trabalho.

Certificação ISO 9001.

Sistemas tecnológicos de análises de última geração.

FAQS

Para a realização da maioria das Análises Clínicas de rotina, o utente deve estar em jejum. O tempo de jejum varia de acordo com o exame. Por exemplo a Glicémia e os Triglicéridos, exigem um jejum de 10-12 horas.
Para uma consulta sobre alguns requisitos inerentes à realização de determinadas Análises Clínicas, disponibilizamos as seguintes Normas de Colheita:

Urina Asséptica AdultosUrina Asséptica Crianças
Urina Asséptica Algaliados
Urina de 24 Horas
Urina de 24 Horas com Ácido
Ácido Vanilmandélico
Ácido 5-Hidroxi-indolacético
Serotonina
Serotonina na urina
Hidroxiprolina
Exsudado Uretral
Exsudado Vaginal
Expectoração
Espermograma
Espermocultura
Exame Parasitológico
Pesquisa de Sangue Oculto
Coprocultura
Catecolaminas, adrenalina, noradrenalina e dopamina no soro
Catecolaminas, adrenalina, noradrenalina e dopamina na urina
Cuidados Pós Colheita

Não, nem precisa de ser a primeira evacuação. É preferível colher em casa, num frasco adequado, que o laboratório fornece.

O esforço físico interfere com algumas análises, como por exemplo, a glicemia. Portanto, convém não realizar nenhum esforço físico nesse dia, antes da colheita.

Tanto o tabaco, que contém nicotina, como o álcool vão interferir com os resultados de várias análises. Deste modo, convém não fumar nas horas antecedentes à colheita ou ingerir qualquer bebida alcoólica dias anteriores aos da colheita.

Sim, uma vez que algumas análises auxiliam na descoberta da causa ou monitorização da doença.

Pode. No entanto, existem algumas hormonas que variam durante o ciclo menstrual. É importante mencionar ao seu médico a fase do ciclo em que se encontrava no dia da colheita. Em relação à urina, a menstruação interfere na sua análise e em exsudados vaginais e uretrais, por isso convém não realizar estas análises quando se encontrar menstruada.

Sim, mas com moderação. O excesso de água pode interferir com os resultados de algumas análises.

Alguns medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios, interferem nos resultados de determinadas análises, pelo que, no ato da colheita, deve mencionar a medicação que está a efetuar, de modo a ser tida em conta na validação dos resultados.

Ao rejeitar o primeiro jacto de urina vai evitar possíveis contaminações, uma vez que se encontram muitas células e secreções na uretra, podendo alterar o resultado.

A urina tipo II serve para avaliar o funcionamento do aparelho urinário. Deste modo, é aconselhável colher a primeira urina da manhã, pois é a que se encontra mais concentrada.

Contudo, há casos em que a pessoa não traz a primeira urina, mas convém que esta seja colhida depois de 4 horas sem urinar.