Qual o melhor tipo de escova de dentes para mim ?

No dia a dia, um dos maiores conflitos dos nossos pacientes é o tipo de escova de dentes que devemos utilizar. Vamos ajudá-lo a decidir qual a escova mais adequada para si.

Existem três tipos de escova:

  • Escova manual – Cabo e filamentos de nylon. Deve ter uma cabeça arredondada e macia para não magoar a gengiva. Não necessita de fonte de energia para sua utilização.
  • Escova elétrica com pilhas – Emite vibração para facilitar a escovagem. Trata-se de um meio termo entre a escova manual e elétrica. No entanto apesar da escova vibrar, deve ter sempre atenção e realizar os movimentos adequados para permitir uma boa higiene oral.
  • Escova elétrica recarregável –Uutiliza movimentos rápidos automáticos, tem várias funcionalidades e possibilidade de substituir as cabeças. É alimentada por uma bateria recarregável. Os movimentos de oscilação/rotação permitem a eliminação da placa bacteriana com mais facilidade.

 

Atualmente existem várias funcionalidades para quem deseja adquirir uma escova elétrica.

Deixamos aqui algumas das tecnologias que estas escovas dispõem:

  1. Temporizadores – que permitem que respeite o tempo de escovagem ideal
  2. Controle de pressão – paragem da rotação da escova cada vez que o paciente realiza força excessiva ao escovar, de modo a não danificar a gengiva
  3. Diferentes modos de escovagem
  4. Lembretes de escovagem

 

Indicada para pacientes com dificuldades motoras e crianças para persuadir a escovarem os dentes com maior regularidade de pois tornam a escovagem divertida.

ATENÇÃO: A escovagem deve ser realizada dente a dente para uma maior eficácia.

Aconselhamos sempre a marcação da sua consulta de medicina dentária connosco para um melhor aconselhamento por parte dum profissional.

Todas as escovas são válidas! O importante é serem utilizadas corretamente, não esquecendo também o fio dentário.