3 Dicas para criar bons hábitos de saúde oral para o seu filho:

  1. Traga-o a uma consulta de medicina dentária, estas consultas devem ser feitas pelo especialista na área – odontopediatra. Devem começar a comparecer nestas consultas desde a primeira erupção do dente de leite. Isto promove uma boa relação com o dentista, quanto mais cedo for a primeira consulta mais facilmente a criança se adapta ao ambiente clínico de modo a promover uma boa prática de saúde oral. No caso de receio ou medo do dentista experimente marcar uma consulta para si e traga o seu filho mostrando que é uma atividade divertida e importante para a saúde dos dentinhos!
  2. Torne a escovagem divertida! Transforme o hábito de escovagem num jogo divertido e num momento de família pode até utilizar música durante a escovagem, acompanhe o seu filho de modo a certificar-se a escovagem é bem feita.
  3. Abordagem positiva – Não transmita medo para a sua criança, se teve alguma experiência negativa não partilhe, evite falar em instrumentos ou frases do tipo ‘’o dentista vai arrancar-te um dente’’ ou ‘’vais levar anestesia se não te portares bem’’. Não minta ao seu filho antes de ir ao dentista, seja sincero e transmita confiança e tranquilidade, a criança deve estar consciencializada que vai a uma consulta de medicina dentária.