A solução carga imediata, também conhecida por “dentes em 1 dia” e por “all-on-4”, é um tratamento inovador que permite a colocação de uma prótese fixa sobre implantes dentários no próprio dia da cirurgia.
Neste artigo, vamos explicar-lhe todos os detalhes do procedimento “dentes em 1 dia” que oferece um maior conforto aos pacientes, permitindo-lhes recuperar a mastigação, a fonética e o sorriso num único dia.
Carga Imediata ou “dentes em 1 dia”
A carga imediata proporciona uma solução a longo prazo para a falta de dentes, promovendo a saúde oral e o bem-estar dos pacientes. Graças à tecnologia e aos equipamentos inovadores é possível fixar os implantes dentários e colocar as próteses fixas sobre os implantes no mesmo dia da cirurgia.
E, todas as pessoas podem optar por este tratamento?
A cirurgia de carga imediata é uma excelente opção para a maioria dos pacientes. Porém, podem existir algumas restrições para pacientes que apresentem problemas ósseos significativos. Nestes casos, os pacientes podem necessitar de tratamentos específicos para melhorar a qualidade do osso antes da colocação dos implantes dentários.
Principais vantagens
A carga imediata contribui para a preservação do osso alveolar, promovendo a saúde oral a longo prazo. Além disso, o facto de os pacientes saírem da clínica com uma prótese fixa em vez de uma prótese removível, proporciona um maior conforto e também confiança.
Mas, existem outras vantagens associadas a esta solução inovadora, nomeadamente:
- os pacientes são submetidos a apenas uma cirurgia e, consequentemente, a apenas um único período pós-operatório;
- menor número de consultas;
- o período de cicatrização é menor;
- a dificuldade de adaptação às próteses removíveis deixa de ser um problema;
- a função mastigatória e a estética são superiores a uma prótese removível.
Passo a passo “dentes em 1 dia”
Este procedimento envolve várias fases, que são sobretudo planeadas de forma a garantir a segurança do paciente e a eficácia do tratamento.
1 — Consulta de avaliação
Em primeiro lugar, esta consulta é fundamental para determinar se um paciente é elegível para a carga imediata e também para discutir necessidades. Assim, o Médico Dentista vai realizar uma avaliação detalhada — que inclui exames de diagnóstico — da saúde oral e geral do paciente, para avaliar a estrutura óssea e também a condição dos dentes circundantes.
2 — Cirurgia e Colocação de Implantes Dentários
No dia da cirurgia, é realizada a extração dentária e são colocados os implantes dentários no osso maxilar. De seguida, é colocada a prótese dentária provisória sobre os implantes, para que o paciente não saia da clínica sem os dentes.
O paciente poderá ficar até 6 meses com esta prótese, período em que acontece o processo de osseointegração (união entre o osso e o implante dentário).
Para garantir o bem-estar e o conforto do paciente, este procedimento é realizado sob anestesia local.
3 — Colocação da Prótese Fixa
Após alguns meses de cicatrização dos tecidos e integração óssea dos implantes dentários, a prótese provisória é substituída pela próteses definitiva.


Casos Clínicos de Carga Imediata
Cuidados após a cirurgia
Após a cirurgia, o paciente deve seguir criteriosamente as recomendações dadas pelo Médico Dentista, para garantir uma cicatrização adequada e o sucesso do tratamento a longo prazo.
Algumas dicas essenciais passam por manter uma higiene oral rigorosa. Em suma, isto inclui a escovação diária, o uso de enxaguantes bucais recomendados e a limpeza cuidadosa da prótese provisória. Além disso, o paciente deve evitar alimentos que possam comprometer a estabilidade da prótese.
Por fim, o paciente também deve estar atento a qualquer dor persistente, inchaço excesso, sangramento ou problemas com a prótese que devem ser comunicadas imediatamente ao Médico Dentista.
Se gostava de renovar o seu sorriso, entre em contacto connosco para uma consulta de avaliação médica.
Rahil Iqbal Haji
Médico Dentista e Diretor Clínico da Vitabio
Inscrito na OMD com o nº 13413