Endodontia, desvitalização, tratamento de canal, “root canal” — esses são alguns dos termos comuns quando falamos sobre a área da endodontia.

A endodontia é uma especialidade da Medicina Dentária cujo objetivo é salvar o dente, ou seja, evitar ao máximo a realização de uma extração ou exodontia de um dente.Este tratamento baseia-se na remoção dos nervos do dente, retirando sua vitalidade e preservando sua estrutura. Após a realização deste tipo de tratamento, o passo seguinte é preencher o canal do dente com biomaterial, ou seja, um material compatível com o corpo humano que não o danifique. Por isso, o material utilizado deve ser altamente específico e seletivo. É por essa razão que a endodontia é frequentemente associada ao tratamento de canal: após a remoção dos nervos, realiza-se o preenchimento dos canais.

Oral_B_IO

Como devemos proteger esses dentes?

Os dentes desvitalizados, como costumo explicar nas minhas consultas, são dentes que, com o tempo, se tornam desnutridos e frágeis. Assim como em nossas casas precisamos de um telhado bem estruturado, nos dentes devemos fazer o mesmo. Nos dentes desvitalizados, devemos evitar ao máximo o uso de resinas, ou seja, “massa”, pois as forças de mastigação são muito intensas, e, ao utilizar um material que não absorve energia, toda a força é transmitida para a raiz. Essa raiz, estando desnutrida, tem maior tendência a fraturar. Por isso, o material mais adequado é a cerâmica ou a zircônia.
A cerâmica e a zircônia são utilizadas em dentes desvitalizados não apenas pela sua viabilidade e durabilidade, mas também pela sua estética.

Se tem um dente desvitalizado e está preocupado com a sua durabilidade, não hesite em nos enviar uma mensagem!

Rahil Iqbal Haji
Director Clínico
OMD 13413
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?