Hoje em dia, escolher uma escova de dentes pode tornar-se uma dor de cabeça com o número excessivo de marcas e modelos. O processo de escovar os dentes pode simplificar-se com algumas perguntas:
-
-
- Treme das mãos?
- Costuma escovar com força?
- Tem um aparelho de contenção fixa?
-
Estas perguntas ajudam-nos a tomar uma decisão mais assertiva, pois as escovas de dentes elétricas foram inicialmente desenhadas para pacientes com destreza manual reduzida, idosos, pacientes com Parkinson. Além disso, muitas pessoas aparecem na consulta com recessões gengivais e, quando questionamos sobre a escova, explicam-nos que as cerdas estão imensamente descabeladas, ou seja, significa que estes pacientes, aquando a escovagem, utilizam muita força. Neste tipo de situações, uma escova elétrica é recomendável, se a escova tiver controlo de pressão, indicando se estamos a fazer muita força ou não.
Por último, aparelho de contenção fixa. No dia a dia, escovar os dentes com uma escova de dentes manual pode tornar-se mais complicado para escovar mais perto da gengiva, o que acontece com o tempo é uma enorme quantidade de placa. Nestes casos, a escova de dentes elétrica poderá ser uma ajuda, pois com a sua cabeça automática irá escovar melhor estas zonas. Se cumpre um destes requisitos, a escova de dentes elétrica será uma solução ideal para si.
Claro que apenas a escova de dentes elétrica por si só não será a solução milagrosa para uma boa higiene oral, é necessário termos uma correta técnica de escovagem, a frequência de escovagem e a duração da escovagem.
Além de fatores como a técnica de escovagem, a frequência de escovagem e a duração da escovagem, os especialistas acreditam que o tipo de escova utilizado afeta diretamente a remoção da placa. Para decidir qual tipo de escova de dentes elétrica é melhor para si, é útil compreender exatamente os tipos disponíveis e como diferem entre si.

Avaliar a tecnologia e as funcionalidades:
Escova de dentes elétrica recarregável:
As escovas de dentes elétricas geralmente incluem muitas funcionalidades tecnológicas que proporcionam diversos benefícios para a saúde oral. Algumas podem ajudar a melhorar os seus hábitos de escovagem. As funcionalidades de alta tecnologia incluem:
– Vários modos de escovagem especializados para dentes sensíveis, benefícios de branqueamento ou ação de massagem das gengivas
– Sensores de pressão que sinalizam quando está a escovar com muita força
– Temporizadores para saber durante quanto tempo está a escovar os dentes
– Lembretes digitais para substituir a cabeça
– Tecnologia de oscilação-rotação ou sónica
– Compatibilidade com várias cabeças para que possa escolher o tipo de cerdas que prefere
Nas escovas de dentes elétricas, pessoalmente o que procuro mais é o sensor de pressão e claro, um conforto. O sensor de pressão é bastante importante porque o ser humano por norma sente que o sinónimo de uma boa escovagem é a força. Para além disto, claro que as novas tecnologias ultrassónicas são extremamente confortáveis. A escova de dentes elétrica que neste momento me chamou mais a atenção e é mais confortável é a Oral B IO, a gama completa é fantástica.

Escova de dentes manual normal:
Embora as escovas de dentes normais não proporcionem os benefícios e funcionalidades das escovas de dentes elétricas recarregáveis, a escolha principal para uma escova de dentes manual é uma escova média.
Pessoalmente, as escovas conseguem ser todas bastante semelhantes, à parte da escova da marca CuraProx. A Curaprox apresenta os cabos das escovas em forma de hexágono, o que é muito benéfico, pois ao escovarmos os dentes com esta escova de dentes manual, automaticamente iremos inclinar a escova em 45 graus para a gengiva, o que nos ajuda a higienizar o sulco gengival. Relembro que esta escovagem terá de ser suave.
A correta higiene oral é fundamental para prevenir lesões dentárias, doença gengival e periodontal, perda óssea maxilar, manter um hálito saudável e um sorriso bonito
Rahil Iqbal Haji
OMD 13413