O que se pode esperar numa consulta de Medicina Chinesa?

O especialista em Medicina Chinesa fará um diagnóstico, recorrendo ao historial clinico do paciente, sinais e sintomas e utilizando técnicas e ferramentas específicas da Medicina Chinesa, tais como leitura de pulso e língua. Posteriormente será então definido um protocolo de tratamento.
A primeira consulta tem a duração de cerca de 60-90min, consoante o caso, e inclui na maioria das vezes um tratamento.

O que é a Acupunctura?

A Acupunctura é o mais conhecido ramo da Medicina Chinesa. Na prática, baseia-se na inserção de uma finíssima agulha de metal (muitas vezes mais fina que um fio de cabelo), em pontos específicos no organismo, chamados pontos de Acupunctura.

A Acupunctura dói?

Uma vez que a agulha é muito fina, na maioria das vezes não se sente qualquer tipo de sensação ou dor.
A Acupunctura é adequada a quase todas as pessoas, independentemente da sua condição física, tem poucos ou nenhuns efeitos colaterais, não interfere com outro tipo de tratamentos e promove sensação de bem-estar.

Patologias tratáveis com Acupunctura segundo a Organização Mundial de Saúde:

  • Sistema Neurológico e Músculo-Esquelético: ciática, dor lombar, osteoartrite, túnel cárpico, cotovelo do tenista, fibromialgia, fadiga crónica, enxaquecas e cefaleias, nevralgia do trigémeo, paralisia facial, nevralgia intercostal, ombro congelado.

  • Sistema Respiratório: sinusite, rinite, amigdalite, bronquite e asma.

  • Problemas Mentais e Emocionais: stress, depressão, insónia, ansiedade.

  • Sistema Reprodutivo e Ginecológico: síndrome pré-menstrual (TPM), dismenorreia (dor menstrual), amenorreia (ausência de menstruação), impotência, infertilidade, incontinência, problemas da próstata, menopausa.

  • Sistema Gastrointestinal: gastrites agudas e crónicas, diarreia, obstipação, dor abdominal.