O que é a Terapia Familiar?

  • É um diálogo que se constrói e desenvolve-se no tempo, envolvendo terapeutas disponíveis e uma família normalmente em grande sofrimento;

  • É uma procura de novas alternativas que não passa por resolver problemas e corrigir erros mas, principalmente, colocar em evidência a competência da própria família, ativando a sua participação na resolução dos seus problemas;

  • Melhora a qualidade da sua intervenção social e comunitária, apoiando e ajudando as famílias em crise a encontrarem um caminho de estabilidade, harmonia e funcionalidade.

Como funciona?

Na primeira sessão, o terapeuta precisa de criar laços com a família, criando um sentimento de amparo, de confiança, podendo desta forma clarear informações e traçar juntamente com a família os seus objectivos e as mudanças desejadas.

O terapeuta vai tentar melhorar as interacções no interior da família bem como facilitar a comunicação. Também vai auxiliar a busca e a descoberta de novos caminhos de relação, incitando a todos para actuarem e descobrirem onde convém introduzir mudanças para favorecer uma evolução e um amadurecimento ao paciente identificado e à família.