Estética Facial

A harmonização facial, também conhecida por harmonização orofacial, é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto e consiste na realização de um conjunto de diferentes procedimentos estéticos, que têm como objetivo melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, como o nariz, queixo, dentes ou região malar, que é a região do rosto em que estão os ossos da bochecha.

Alguns resultados poderão ser vistos de imediato, logo a seguir à intervenção estética, mas o resultado final demora cerca de 15 a 30 dias a surgir. Inicialmente, poderão surgir alguns hematomas e inchaço, que são normais e que desaparecem ao longo do tempo.

Quando fazer a harmonização facial

É importante que a pele da pessoa seja avaliada, assim como a presença de alguma doença ou condição, pois pode interferir na técnica que será utilizada para fazer a harmonização.

Preenchimento do rosto

Geralmente o preenchimento é realizado com ácido hialurónico, com o objetivo de aumentar o volume das maçãs do rosto, queixo ou lábios, por exemplo. Além disso, o preenchimento com ácido hialurónico também é utilizado para nivelar sulcos, rugas e preencher olheiras profundas.

A intervenção pode durar cerca de 30 minutos a 1 hora, mas a duração irá depender das regiões que vão ser injetadas. 

Aplicação de botox

A aplicação de botox é utilizada para levantar ou corrigir o ângulo das sobrancelhas ou suavizar rugas de expressão, como pés de galinha, por exemplo. O botox consiste numa toxina, chamada de toxina botulínica, que provoca o relaxamento do músculo, prevenindo a formação de rugas.

Riscos da harmonização facial

Apesar de na maioria das vezes a harmonização facial ser considerada um procedimento seguro, quando não realizado por um profissional capacitado ou quando a técnica não é realizada corretamente, o procedimento pode estar associado a alguns riscos, como obstrução do fluxo sanguíneo no local e necrose, que corresponde à morte do tecido, além de deformação no rosto.

No caso também do procedimento ser realizado por um profissional que não esteja capacitado ou que não tenha as condições adequadas de higiene, também será maior o risco de desenvolvimento de infecções, o que pode ser bastante grave. Além disso, como algumas das técnicas realizadas na harmonização facial não possuem efeito duradouro, levando as pessoas a realizar o procedimento mais de uma vez, o que pode fazer com que o músculo do local fique enfraquecido e a pele fique flácida.

Outras Especialidades