Invisalign e Ortodontia

O que é o Invisalign?

O INVISALIGN trata-se de um aparelho constituído por alinhadores ortodônticos transparentes. É um alinhador dentário alternativo aos aparelhos ortodônticos tradicionais uma vez que permite alinhar os dentes de maneira mais eficiente e discreta, sem necessidade de recorrer a braquetes e fios metálicos. Caracterizada pela sua tecnologia avançada, o Invisalign é indicado para tratar desde os casos mais simples até aos mais complexos, definindo, desde logo, um plano e tratamento completo que acompanha a posição inicial dos dentes até a posição final e idealizada.  

Como funciona o Invisalign?

O Invisalign é composto por uma sequência de alinhadores personalizados que realizam um trabalho de traccionamento dos dentes dependendo e de acordo com as necessidades de cada paciente.  Estes alinhadores são desenhados para movimentar os dentes de forma gradativa até à posição desejada. Cada alinhador, produzido e precisamente calibrado, é utilizado durante cerca de duas semanas até ser substituído pelo alinhador seguinte de acordo com a sua sequência.  

Sendo que o tratamento Invisalign abrange uma panóplia de casos, desde os mais simples aos mais complexos, acresce uma dificuldade em prever a duração do tratamento. De um modo geral, poderá durar entre cerca de 4 semanas até aos 6 meses, sendo que poderão existir casos que ultrapassem esta estimativa. Para uma previsão mais precisa deverá consultar o nosso especialista que lhe irá fornecer informações mais concretas e consistentes. 

Passo-a-Passo

Fase 1:
Resolução de uma fraca oclusão 


. Estudo Inicial e Digitalização/Moldes  
 
. Estudo Fotográfico e radiográfico, criação de modelos 3D virtuais e/ou impressão de moldes para estudos posteriores 

. Desenvolvimento, planeamento e simulação com opções diferentes de tratamento para decidir o mais adequado ao paciente;  

. Coordenação do tratamento com técnico especializados Invisalign USA;  

. Visualização e aprovação do clincheck com os pacientes  

Fase 2:
Acabamentos Estéticos/Refinamento  


. Estudo e Digitalização/moldes + planificação + fabrico de novos alinhadores 
 
. Branqueamento dentário 

Fase 3:
Aparelhos de Contenção


. Contenção Superior e Inferior
 
. Digitalização/Moldes finais do tratamento 

Ortondontia Convencional

O tratamento ortodôntico convencional baseia-se na aplicação de um aparelho fixo composto de brackets metálicos e uma sequência de arcos metálicos. Apesar de mais antiga, a ortodontia convencional tem sido alvo de sucessivas inovações do ponto de vista estético aliada ainda a uma opção cómoda para o paciente e com uma mecânica abrangente e eficaz.  

Numa fase inicial, realiza-se um estudo do caso através de fotografias, radiografias, análises de modelos da boca e estudo do historial clínico do paciente.  

Após este estudo, é definido um plano de tratamento, no qual será selecionado o melhor tipo de aparelho fixo para o paciente bem como uma previsão do tempo para o mesmo.  

Tipologia de Aparelhos: Autoligável e Convencional?

Existem dois tipos de aparelho fixo: o autoligável e o convencional.  

  •  O autoligável tem uma grande vantagem que é a dispensa de utilização de elásticos, prendendo os arcos metálicos diretamente nos brackets, promovendo uma expansão da arcada dentária uma vez que os arcos se vão moldando ao longo do tempo. Fornece também, ao paciente maior conforto uma vez que a força exercida é mais suave. O paciente poderá optar por uma questão de estética os brackets de cerâmica ou de safira.  
  •  O aparelho dentário convencional é talvez a solução mais conhecida, já que recorre a bandas metálicas e brackets colados aos dentes, arcos e elásticos. Este aparelho aplica forças nos dentes que permitem alterar progressivamente a sua posição e corrigir os dentes desalinhados.  

7 meses Invisalign

11 meses Invisalign

12 meses Invisalign