A endodontia, é um tratamento realizado em medicina dentária com intuito de tratar ou prevenir lesões apicais. Estas lesões situam-se associadas a raiz,podem acontecer por diversos motivos como uma cárie profunda. Hoje em dia antes de se realizar uma extração tentamos todos os possíveis para salvar os dentes, para manter a sua função e estética.

Perguntas Frequentes
As endodontias não devem provocar dor, pois antes de qualquer tratamento ser iniciado é anestesiado. Por vezes o que acontece dependendo do tamanho da inflamação é mais difícil de anestesiar, mas é sempre possível.
Embora seja apelativa a ideia de custo e simplicidade é sempre preferível mantermos os nossos dentes. Ao extrair o dente vamos sempre perder osso e um elemento para a nossa mastigação, fala e deglutição. Para substituir esse espaço é mais dispendioso e complexo para ficar o mais semelhante ao que tinha antes! Não tome a decisão sem falar de todos os benefícios e desvantagens e todas as opções de tratamento possíveis.
O objectivo é durar uma vida toda, mas nunca esquecendo que um dente endodonciado não significa que fica imune a cáries. Ainda apresenta estrutura dentária o que pode ter infiltrações se não tiver uma correta manutenção. Para tal é necessário consultas periódicas ao seu ou sua médico(a) dentista
O diagnóstico é fundamental, é necessário ver a origem do abcesso, porque pode ser do dente ou do periodonto. Caso seja do dente significa que a polpa dentária está em necrose e as bactérias começaram a invadir o espaço a volta e provocar a infeção.
Nem todas as dores de dentes significam que necessite de uma endodontia, pode ter um parte do dente exposto devido a cárie ou a trauma que provoque essa dor. Mas se não for tratado pode provocar uma inflamação irreversível à polpa dentária perdendo a capacidade de recuperação e defesa.