
Esta especialidade tem como intuito realizar a manutenção e verificar o desenvolvimento dos “dentes de leite”.
Ao trazer o seu/sua pequeno(a) desde cedo faz com que eles não tenham o “trauma” de ir ao dentista.
Assim conseguimos desde cedo prevenir e tratar cáries, pois os dentes de leite ditam o futuro dos dentes definitivos!
Perguntas Frequentes
A primeira consulta dever ser realizada após os primeiros dentes, comumente chamados “dentes de leite”, nascerem. Para que tudo o que seja realizado parta de um princípio preventivo.
Podem e devem! É bom habituar desde novos, a partir dos 8 anos quando ganham uma maior destreza manual. Até lá pode fazer sempre com ajuda.
Os primeiros dentes nascem entre os 6 a 8 meses, sendo as meninas mais precoces. Os dentes definitivos aparecem entre os 5 a 7 anos de idade. Para poder ajudar o seu/sua filho(a) com este processo de erupção dentária pode limpar a zona com uma compressa molhada, com geles aconselhados pelo seu médico dentista ou até mesmo brinquedos para mordiscar.
Os hábitos de sucção devem ser abandonados aos 3 anos de idade para evitar que os dentes definitivos não nasçam em desarmonia.
O flúor tem sido um tema muito debatido hoje em dia, no entanto com as pastas de dentes que temos e outros meios fluoretados. Só existe necessidade de dar flúor a crianças com menos de 5 anos inclusive, aquelas que tenham um elevado índice de cárie.
Pode ser por várias causas, para ter a certeza tem de visitar o seu médico dentista. Uma das razões mais comuns é o aparecimento de uma cárie, também poderá ser devido a um trauma e o dente ter ficado com uma coloração mais amarelada ou acinzentada, má higiene oral, entre outros.
Quando os dentes são muito fissurados, com as cúspides dos dentes todas bem “desenhadas” coloca-se o selante de fissuras para prevenir lesões de cáries! Este só deve ser aplicado se a criança tiver mais probabilidades para ter cáries, coloca-se em norma nos primeiros e segundos molares definitivos, como também nos pré-molares.