A endodontia, comumente chamada tratamento de canal, é um tratamento realizado em medicina dentária com intuito de tratar ou prevenir lesões apicais. Estas lesões situam-se associadas a raiz,podem acontecer por diversos motivos como uma cárie profunda. Hoje em dia antes de se realizar uma extração tentamos todos os possíveis para salvar os dentes, para manter a sua função e estética.

Quando me doem os dentes significa que preciso de endodontia?

Nem todas as dores de dentes significam que necessite de uma endodontia, pode ter um parte do dente exposto devido a cárie ou a trauma que provoque essa dor. Mas se não for tratado pode provocar uma inflamação irreversível à polpa dentária perdendo a capacidade de recuperação e defesa.

Tenho um abcesso e agora?

O diagnóstico é fundamental, é necessário ver a origem do abcesso, porque pode ser do dente ou do periodonto. Caso seja do dente significa que a polpa dentária está em necrose e as bactérias começaram a invadir o espaço a volta e provocar a infeção.

Em que consiste o tratamento endodôntico ?

Pode ser realizado numa ou varias sessões para puder tratar ou prevenir as lesões no fundo da raiz. Estas lesões podem só desaparecer após 5 anos terem passado. É sempre feito com anestesia para o paciente nunca sentir dor. Após desinfetar os canais e coloca-los numa forma para o a máxima otimização de desinfeção, preenchemos os canais com um material biocompatível. Após o tratamento endodôntico posso fazer a reabilitação do dente?

Pode e não deve passar mais de um mês com a massa provisória.

Quanto tempo dura um dente endodonciado?

O objectivo é durar uma vida toda, mas nunca esquecendo que um dente endodonciado não significa que fica imune a cáries. Ainda apresenta estrutura dentária o que pode ter infiltrações se não tiver uma correta manutenção. Para tal é necessário consultas periódicas ao seu ou sua médico(a) dentista

Não é melhor extrair e acrescentar numa prótese?

Embora seja apelativa a ideia de custo e simplicidade é sempre preferível mantermos os nossos dentes. Ao extrair o dente vamos sempre perder osso e um elemento para a nossa mastigação, fala e deglutição. Para substituir esse espaço é mais dispendioso e complexo para ficar o mais semelhante ao que tinha antes! Não tome a decisão sem falar de todos os benefícios e desvantagens e todas as opções de tratamento possíveis.

É doloroso fazer uma endodontia?

As endodontias não devem provocar dor, pois antes de qualquer tratamento ser iniciado é anestesiado. Por vezes o que acontece dependendo do tamanho da inflamação é mais difícil de anestesiar, mas é sempre possível.