Psicologia

O que é a Psicologia?

A  Psicologia  é o estudo dos aspetos do comportamento e processos mentais do indivíduo. Com efeito, a Psicologia  estuda a relação entre a atividade nervosa superior e o comportamento, a cognição, as emoções e a motivação.

Neste âmbito, a avaliação neuropsicológica permite o estudo aprofundado das várias funções cognitivas, emocionais e comportamentais, de forma a caracterizar as necessidades do paciente e a promover o seu bem-estar e equilíbrio.  

Reabilitação / Estimulação Cognitiva

A Reabilitação/Estimulação Cognitiva consiste num conjunto de procedimentos e técnicas de estimulação neurocognitiva, que têm como objetivo promover o desempenho cognitivo e a adaptação familiar e social dos pacientes, através de uma abordagem integrativa, envolvendo o doente e a sua família, ao longo das sessões realizadas pelo Psicólogo.

O objetivo destas sessões consiste em melhorar e/ou retardar a progressão dos défices detetados, promovendo a melhoria da qualidade de vida do indivíduo, ao desenvolver as suas capacidades cognitivas e socioemocionais, de modo a adaptar-se à vida quotidiana.

Quando é indicado a intervenção neuro psicológica?

A intervenção neuropsicológica (avaliação e reabilitação/estimulação cognitiva) é indicada em casos de:

  • Demências (Alzheimer, Parkinson, Demência Vascular, etc.);
  • Défice Cognitivo Ligeiro;
  • Acidentes Vasculares Cerebrais;
  • Traumatismos Cranianos;
  • Perturbações do Sono;
  • Dislexia;
  • Hiperactividade com Défice de Atenção;
  • Perturbações da memória.

Diferentes ramos da Psicologia

A Psicologia, em geral, procura compreender as causas por que os seres humanos pensam e agem de determinado modo, para assim poder dar respostas adequadas a cada indivíduo. A Psicologia apresenta diferentes abordagens e metodologias, de acordo com os diferentes ramos da Psicologia.

Todos estes ramos da Psicologia compartilham um objetivo comum: compreender o comportamento humano através do funcionamento da mente. Em todas as perspetivas, a Psicologia está intrinsecamente ligada à relação entre a mente e o comportamento, sendo estas dimensões encaradas como interdependentes e cruciais para uma ação pertinente e ajustada a cada indivíduo.

Psicologia Clínica

Este ramo visa facilitar a adaptação, ajuste e desenvolvimento pessoal do paciente. Assim, procura compreender, prevenir e aliviar o sofrimento do indivíduo, ao mesmo tempo que promove o seu bem estar e crescimento pessoal.

Neuropsicologia

Esta abordagem explora a relação entre a estrutura, a função cerebral, os comportamentos e os processos psicológicos. Neste sentido, ajuda a determinar se uma pessoa pode desenvolver problemas comportamentais após uma lesão cerebral, entre outras funções.

Psicologia Infantil

Esta perspetiva foca-se nas questões psicológicas da criança, investigando e analisando o seu comportamento, incluindo as dimensões da cognição, perceção, emoções, bem como as condições sociais e físicas em que está inserida.

Psicologia Social

A Psicologia Social enfatiza a perceção e interação sociais, e explora o modo como os sentimentos, comportamentos e pensamentos são moldados pela presença real, imaginada ou implícita de outras pessoas, em contextos sociais.

 

Psicologia do Desenvolvimento

Este ramo da Psicologia estuda as mudanças psicológicas sistemáticas ao longo da vida do indivíduo, desde a infância até à idade adulta, focando-se assim no desenvolvimento humano.

 

Equipa responsável

Patrick Roque Teixeira

Patrick Roque Teixeira

Psicologia

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?