Periodontologia
A periodontologia é a área da medicina dentária que se dedica ao estudo, diagnostico e tratamento de patologias e deficiências que afetam os tecidos de suporte dos dentes, nomeadamente, a estrutura óssea, ligamentos e gengivas.
É uma película formada por bactérias, compostos salivares e restos alimentares, que se aderem fortemente à superfície dos dentes e das gengivas. Quando não removida de forma eficaz, transformando-se em tártaro sendo ainda mais prejudicial para a gengiva e o osso que suportam os dentes.
É a primeira fase da doença periodontal, caracteriza-se pela inflamação das gengivas, onde estas se encontram edemaciadas, vermelhas e sangram à escovagem e/ou com a utilização do fio dentário. A gengivite é tratada com a remoção eficaz do tártaro e da placa bacteriana por um profissional especializado e através de técnicas corretas de higiene oral por parte do doente, utilizando um dentífrico adequado para as gengivas.
Nesta fase da doença periodontal, a placa bacteriana acumulada mesmo abaixo da linha da gengiva, não só inflama a gengiva como destrói as fibras e o osso que suportam os dentes, levando a uma perda dos tecidos de suporte do dente.
A Periodontite considera-se silenciosa por não provocar dor numa fase inicial, apenas num estado mais avançado poderá haver sintomatologia. A Periodontite é uma doença irreversível, uma vez que a gengiva e o osso perdidos não serão recuperáveis.
Uma vez estabilizada a inflamação dos tecidos de suporte do dente, é fundamental controlar a acumulação placa bacteriana através de bons hábitos de higiene oral e da utilização de um dentífrico e elixir adequados à manutenção das gengivas. A periodicidade das consultas de controlo será sempre adequada às necessidades de cada doente e será estabelecida pelo profissional responsável.