Terapia da Fala

Terapia da Fala

A Terapia da Fala é a área da saúde que atua na prevenção, avaliação, diagnóstico, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da Linguagem Oral e Escrita, mas também outras formas de Comunicação não verbal. Para além destas áreas, intervém, ainda, ao nível da Deglutição e Motricidade Orofacial.  

A avaliação precoce é crucial para identificar sinais que possam comprometer o desenvolvimento saudável da criança e permite estabelecer um melhor prognóstico. Nesse sentido, deve-se procurar um terapeuta da fala sempre que o desenvolvimento de uma criança suscitar preocupação e, tratando-se do adulto, sempre que alguma alteração comprometer a sua comunicação ou o processo natural de deglutição, no sentido de procurar avaliar e distinguir o que é saudável/ normal do que é patológico.

Quando procurar um Terapeuta da Fala?

Comunicação 

Sempre que a comunicação esteja condicionada, impossibilitando o uso da fala e/ou linguagem escrita para comunicar. Neste sentido o Terapeuta da Fala intervém adequando e instalando um sistema aumentativo e/ou alternativo à comunicação. 

 Linguagem Oral 

A Linguagem Oral compreende duas componentes – expressão e compreensão. E é subdividida em quatro estruturas linguísticas: a semântica (reconhecimento, significado e relação entre as palavras), a morfossintaxe (conhecimento implícito das regras sintáticas e morfológicas necessárias para a construção de frases gramaticais), a fonologia (reconhecimento dos sons da fala) e a pragmática (capacidade de adequação da linguagem ao contexto).  

As alterações da linguagem oral podem ocorrer durante o desenvolvimento da criança ou após acidentes neurológicos, como o Acidente Vascular Cerebral, Traumatismos Crânio-encefálicos, entre outros. 

O Terapeuta da Fala intervém na aquisição ou reabilitação da linguagem oral, avaliando as componentes afetadas e as áreas linguísticas comprometidas. 

 Linguagem Escrita 

A linguagem escrita, ao contrário da linguagem oral, pressupõe uma aprendizagem explícita dos grafemas (letras) para que a conversão dos sons em letras seja possível. O Terapeuta da Fala intervém nos casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita.  

 Articulação Verbal 

A articulação verbal (fala) consiste na produção motora dos fonemas (sons). Para que a articulação seja correta, é necessário que as estruturas e os músculos orofaciais funcionem adequadamente de forma isolada e em equilíbrio entre eles.  

Alterações neurológicas (como os Acidentes Vasculares Cerebrais ou os Traumatismos Crânio-Encefálicos), imaturidade muscular, respiração oral, alterações dentárias e/ ou maxilares constituem algumas das causas de alterações na articulação. 

Fluência 

A fluência consiste na capacidade de encadear os sons da fala de forma contínua, possibilitando assim um discurso fluente, com ritmo e pausas adequadas. Um discurso não fluente carateriza-se por bloqueios no início da emissão, repetições ou prolongamentos de sílabas e pausas excessivas que se manifestam numa gaguez. 

Voz 

A voz é um mecanismo fisiológico que permite a emissão de som durante a fala. Alteração na qualidade vocal indica alteração ao nível da estrutura ou do movimento das cordas vocais, que pode ter origem orgânica (nódulos, pólipos) ou funcional (mau uso ou abuso vocal). 

 Deglutição 

A deglutição consiste na capacidade de ingestão de alimentos e ocorre em quatro fases: preparatória, oral, faríngea e esofágica. Por questões neurológicas ou estruturais (dentição mista, espaço orofaningeo reduzido, crescimento da língua e cavidade oral, má oclusão) pode ocorrer dificuldades numa ou mais fases da deglutição, comprometendo assim uma nutrição e hidratação segura. O Terapeuta da Fala avalia e intervém na reabilitação da deglutição. 

 Motricidade Oro-facial 

A ​Motricidade Orofacial ​é a área da Terapia da Fala responsável pela prevenção e reabilitação de alterações estruturais e funcionais de órgãos, músculos e articulações da face e do pescoço. O terapeuta da Fala intervém ao nível das funções associadas a estas estruturas: respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala. 

Outras Especialidades